Catequese do Batismo

PDF
Imprimir
E-mail
Qui, 29 de Abril de 2010 17:03

 

PREPARAÇÕES - Toda última sexta-feira dos meses ímpares.

Responsável - Diácono Dirceu Padovani

Telefone 4586-0248

 

O BATISMO

O primeiro dos Sacramentos de Iniciação é o Batismo que Cristo instituiu quando ordenou a seus discípulos: "Ide, por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mc 16,15 e Mt 28,19). Todas as pessoas humanas são chamadas à graça do Batismo, Sacramento necessário para a salvação e por ele passam a pertencer à Igreja.

Todo homem e mulher têm o direito de receber a graça do Batismo, não podendo ser negado a quem legitimamente o pedir, desde que devidamente preparado. O Batismo de água supõe a e a adesão pessoal a Cristo.

Batismo de desejo é o que recebem as crianças, pela de seus pais e também adultos, retos em sua consciência, que vierem a morrer sem o Batismo de água. Implicitamente aderiram à pessoa de Cristo e alcançarão a salvação.

PREPARAÇÃO

A preparação para a recepção do Batismo é indispensável e deverá ser feita preferencialmente na própria comunidade paroquial, igreja matriz ou capelas públicas. A preparação é válida para os pais e padrinhos por dois anos. Em razão disso, a Catedral aceita preparações realizadas em outras paróquias que ainda estejam no prazo válido.

O tempo mínimo de preparação para o Batismo, no caso de crianças, é de pelo menos um encontro dos pais e padrinhos, sempre em dias anteriores ao batizado, com a duração mínima de duas horas.

As Normas Diocesanas recomendam empenho no sentido de que, pouco a pouco, pais, padrinhos e madrinhas tenham uma preparação prolongada para vários encontros durante o mês que precede o Batismo, tempo durante o qual sejam incentivados à freqüência nas Missas de preceito e à integração na vida da comunidade.

O Pároco deverá fornecer Certificado de preparação de pais e padrinhos/madrinhas no caso em que, excepcionalmente, o batizado seja realizado em outra Paróquia da Diocese, ou outra Diocese, ou em Santuários.

ADMINISTRAÇÃO DO BATISMO

Tratando-se de crianças recém-nascidas, o Batismo será administrado somente quando os seus pais ou responsáveis o pedirem.

São ministros ordinários do Batismo os bispos, os presbíteros e os diáconos da Igreja. Na Diocese de Jundiaí, sendo numerosos os diáconos permanentes, não há necessidade de ministros leigos extraordinários para o Batismo.

O Batismo deve ser administrado comunitariamente e com toda a solenidade possível, em dia previamente marcado.

PAIS

A Catedral acolhe para o Batismo filhos (as) de pais em situação matrimonial irregular, e recomenda que, sendo possível a legitimação de sua união antes do Batismo da criança, o façam. No entanto, eles não estão obrigados a tal regularização. Mesmo os pais em situação irregular têm o direito ao Batismo dos filhos.

Permite-se a graça do Batismo a filhos (as) de pais divorciados e recasados. Nesses casos, a Catedral recomenda a participação dos casais na Celebração Eucarística ou da Celebração da Palavra na comunidade a que pertencem, sem contudo participarem da Comunhão Eucarística.

PADRINHOS E MADRINHAS

Padrinhos e madrinhas de Batizado sejam católicos, preferivelmente praticantes e conscientes de suas responsabilidade na educação da fé de seus afilhados.

A idade mínima para padrinhos e madrinhas é de dezesseis anos.

Pode-se, se for desejo dos pais ou do batizando adulto, admitir apenas um só padrinho ou uma só madrinha.

Excepcionalmente, a critério do pároco, podem ser padrinhos e adrinhas os católicos que estejam vivendo em segunda união matrimonial de forma estável, desde que estejam inseridos na vida da comunidade e dispostos a regularizar a sua situação assim que houver condições para isto.

OUTRAS NORMAS

É vetada a cobrança de taxas para que se ministre o Sacramento do Batismo. Se alguém desejar fazer uma oferta por ocasião dos batizados, faça-a livremente em local destinado a donativos, após o rito batismal.

Jovens ou adultos que serão batizados não necessitam e nem podem confessar-se antes do Batismo.

Última atualização ( Qui, 29 de Março de 2012 22:33 )
Banner