Organização e Ação

PDF
Imprimir
E-mail
Qui, 29 de Abril de 2010 17:00

Na Catedral de Nossa Senhora do Desterro, Igreja-Sede da Diocese de Jundiaí, bispo, padres e diáconos, auxiliados por equipes de agentes de pastorais, preparam o povo e ministram os Sacramentos e sacramentais aos fiéis, em estrita obediência ao Direito Canônico e ao Magistério da Igreja. Os Sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça divina, instituídos por Cristo, por meio dos quais nos é comunicada a vida sobrenatural. A recepção dos Sacramentos é o caminho normal para se entrar em comunhão com Deus. Faz  crescer no ser humano a vida divina e torna possível a plena realização da vocação à santidade.

Para atender as necessidades do território sob sua responsabilidade (a região central da cidade de Jundiaí) a Catedral - sob a coordenação de seu pároco, apoiado por vigários, diáconos e leigos - possui um Conselho Paroquial de Pastoral e o Conselho Econômico Paroquial. O primeiro planeja e estabelece as prioridades e ações pastorais e o segundo viabiliza tais ações, dando a elas suporte e garantindo a administração material da Paróquia. Os recursos materiais que dão sustentação a tudo isso são provenientes do Dízimo, das coletas das Missas e Celebrações e de doações que livremente são feitas pelos fiéis.

A Catedral garante a assistência e o revigoramento de milhares de católicos, sejam eles seus paroquianos ou não, com oito missas dominicais; dez missas nos dias de semana (duas por dia) e dez celebrações da Palavra com Comunhão (duas por dia, durante a semana). Realiza mais de 200 Matrimônios por ano, em média e, com seu clero e leigos tem uma importante ação de evangelização e de catequese que contabiliza, anualmente, centenas de Batismos, Crismas, atendimento diário a Confissões, dispensação de sacramentais (bênçãos) a casais, residências, objetos e, ainda, atendimento com a Celebração de Exéquias nas noites de sábados e domingos, no velório central da cidade.

Banner