Apostolado da Oração

PDF
Imprimir
E-mail
Qui, 29 de Abril de 2010 17:18

Responsável - Neusa Thomazeski

 

O Apostolado da Oração está intimamente ligado à Ordem dos Jesuítas. Começou em 1884 em um Colégio desta Ordem na França, onde estudantes de Filosofia e Teologia estavam ansiosos para realizar algum tipo de apostolado. Seu orientador lhes fez ver, que enquanto eram estudantes, não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo Padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do Superior Geral da Ordem dos Jesuítas, e o próprio Papa Pio IX o aprovou em 1849. Assim, a devoção ao Sagrado Coração bem como ao Apostolado da Oração se propagaram rapidamente. A sede da Associação está em Roma e o Superior Geral dos Jesuítas é também o Superior Geral do Apostolado da Oração. Ele os dirige através de um Delegado e Secretário Geral.

A idéia central, da qual nasceu o Apostolado, é a de que todos os batizados são chamados a cooperar na edificação do corpo da Igreja e da Comunidade de Fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef  4,16). Nem todos podem trabalhar diretamente como apóstolos e missionários. Mas todos podem e devem fazê-lo por meio da oração e sacrifício. São Paulo diz que o Cristão deve completar em sua pessoa o que falta à paixão de Cristo, em favor do corpo de Cristo, a Igreja.

No Brasil, o Apostolado começou em Itu, em 1871, levado pelo padre Bartolomeu Tassei. Em 1888 havia cerca de 300 Centros de Apostolado pelo Brasil inteiro, com mais de 400 mil membros.

Estrutura - Para maior eficácia no cumprimento de sua missão pastoral, o Apostolado da Oração tem uma estrutura própria e bem definida. Toda a espiritualidade destituída de sentido caso fosse individualizada, isto é, transformada em fé particular. Hoje o Apostolado tem um Diretor Geral Mundial que é o Padre Geral da Companhia de Jesus; um Secretário Nacional nomeado pelo Diretor Geral Mundial, que coordena e orienta o serviço no território nacional; um diretor diocesano nomeado pelo Bispo e Diretor Local  que na comunidade é sempre o Pároco.  O Centro Paroquial do Apostolado da Oração tem, na Paróquia, uma Diretoria, um Corpo de Zeladores e as Famílias Zeladas.

Banner